“Há que se cuidar do broto para que a vida nos dê flor e fruto”.
Coração de Estudante – Milton Nascimento
Cada vez mais, as políticas de atenção à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade social enfrentam o desafio das precárias condições de vida em que estas se encontram, vivendo no cotidiano, muitas vezes, situações extremas de exclusão social, em que os direitos assegurados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA, 1990) não são respeitados.
Esta situação de vulnerabilidade social acaba se traduzindo por dificuldades na freqüência e no aproveitamento escolar, nas condições de saúde de forma geral e nas relações afetivas consigo mesmo, com sua família e com o mundo, tendo como conseqüências à exposição a um circuito de sociabilidade marcado pela violência , pelo uso de drogas e pelos conflitos com a lei. Muitas vezes estas experiências de vida facilitam dinâmicas expulsivas da família e da casa e o ingresso no circuito da rua e nas instituições de abrigamento.
A Associação Beneficente Parque do Cocó fundada, oficialmente, em março de 2005, mas que já desenvolve suas atividades há 26 anos, é uma sociedade civil e pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos/econômico localizada nas imediações da Comunidade do Trilho (próxima a Via Expressa, entre Av. Santos Dumont e Av. Padre Antonio Tomás), comunidade onde desenvolve seu trabalho social e tem como missão prestar assistência social e espiritual às famílias da Comunidade do Trilho e suas adjacências, dando-lhes oportunidades a uma melhor qualidade de vida, através de programas educacionais, assistenciais, espirituais e de capacitação e geração de renda, objetivando “formar e transformar vidas”.
A Comunidade do Trilho, local onde o projeto se desenvolve é marcada por sua falta de infra-estrutura e carência de equipamentos sociais e serviços que beneficiem seus moradores. As famílias se ressentem de retaguarda que favoreça o atendimento de suas crianças em diversas áreas sendo as voltadas para a educação a que mais incomoda, uma vez que é necessário percorrer uma grande distância para ter acesso à escola.
Diante da necessidade de apoio de programas governamentais para a manutenção das suas ações, a Associação Beneficente Parque do Cocó desenvolve o Espaço Voar, beneficiando crianças de 04 a 07 anos, bem como o Projeto Sementes do Parque – Educando para Cidadania, que beneficia crianças a adolescentes de 07 a 15 anos, trabalhos estes de elevada significância sob o ponto de vista humano e social através da implementação de atividades cognitivas, pedagógicas, apoio nutricional e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários que visam a elevação da auto estima e a autonomia das crianças e adolescentes atendidos nos Projetos.
Num país com uma dívida social como a nossa, requer uma vigorosa rede de proteção e promoção social para que as crianças em situação de vulnerabilidade social se insiram nos direitos e deveres da cidadania e, assim, possam construir uma vida mais digna. É nesta perspectiva que a Associação Beneficente Parque do Cocó vem atendendo cerca de 100 crianças, pré-adolescentes e suas famílias. Estes programas tem como objetivo promover o desenvolvimento da criança em situação de vulnerabilidade social, em integração com a sua família e a comunidade, considerando seus direitos e suas necessidades fundamentais preconizadas na legislação vigente tendo como foco o acesso a educação e sua inclusão social.
A ação sócio-educativa destes projetos se fundamenta no pressuposto que toda ação deve ter como foco a educação para a cidadania e para isto, é preciso que sejam criadas oportunidades para o desenvolvimento de atitudes solidárias capaz de favorecer mudanças significativas nas vidas dos usuários e de seu entorno.
A necessidade premente de ações sociais na Comunidade do Trilho que deem suporte as crianças e adolescentes diretamente e suas famílias em situação de vulnerabilidade indiretamente, reporta a importância social da continuidade do Espaço Voar, se colocando mais uma vez como aliado solidário e comprometido na concretização de ações que viabilizam o desenvolvimento das diretrizes preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente e na Política de Assistência Social – PNAS/2004.
Para execução desses projetos, a Associação tem contado com o respeito e o reconhecimento de toda a Comunidade do Trilho, bem como de amigos, parceiros e colaboradores, pois a Associação é símbolo do amor materializado por muitos que acreditam que, unidos, se pode fazer muito para combater, ou pelo menos minimizar, a miséria, a falta de educação, o despreparo e o desamparo em que se encontram muitas famílias dessa comunidade.