Nossa História

Tudo começou quando um grupo de jovens da Primeira Igreja Batista de Fortaleza participou de um Congresso Nacional de Jovens, chamado “DESPERTAR 93”, que aconteceu em Brasília-DF. No Congresso, a ênfase principal eram os trabalhos Sociais desenvolvidos por ONG´s, Igrejas e Associações, dentre outras.

Então, quando os jovens retornaram à Fortaleza, com toda aquela empolgação e conhecimentos adquiridos naqueles dias no Congresso, resolveram começar um trabalho social com crianças carentes e socialmente desfavorecidas.

Dessa forma, num domingo do mês de agosto de 1993, às 15h, com uma bola na mão, alguns jovens foram ao Parque Ecológico do Cocó, onde encontraram várias crianças brincando. Com a bola que haviam levado, começaram a jogar futebol e, as crianças, uma a uma foram se aproximando e no final do jogo marcaram um novo encontro para o domingo seguinte, no mesmo horário.

Para a surpresa dos jovens quando chegaram no Parque, lá estavam os meninos e, assim, a cada domingo quando os mesmos chegavam, lá estavam os garotos aguardando ansiosos pelas brincadeiras e pelo jogo. Primeiro, o futebol e as brincadeiras, depois era entregue uma peça de roupa a cada menino, um lanche especial, e em seguida eles eram levados a uma nascente que existia no Parque para tomarem banho com shampoo, sabonete, coisas que durante a semana eles não tinham, pois eram crianças de rua mesmo, cujas famílias eram moradores de uma favela próxima, hoje denominada “Comunidade do Trilho”. Cuidava-se a cada domingo da higiene pessoal deles, da saúde, alimentação, além de muito lazer e recreação.

O trabalho iniciado com doze meninos passou a contar rapidamente com mais de cinqüenta crianças das mais variadas faixas-etárias. Dessa forma, decidiu-se estruturar melhor os trabalhos e as atividades. Então, foi realizada uma reunião de planejamento, na qual o grupo que trabalhava com as crianças foi dividido em equipes e no domingo seguinte as crianças foram divididas por faixas-etárias e, alocadas embaixo de cada árvore.

Os voluntários então desenvolviam atividades voltadas para cada idade, tais como teatro de fantoches, contação de histórias, brincadeiras lúdicas e educativas, esporte, além de palestras e atendimento médico. E para os que queriam, também eram ministrados estudos sobre a Bíblia, apenas e unicamente com o objetivo de trazer fé, esperança, paz e alegrias àqueles corações tão tristes e sofridos. Ao final de cada programação era servido um lanche, bem como distribuído roupas e medicamentos.

Apesar da falta de condições e estrutura para reunir os grupos embaixo das árvores, passou-se mais de dois anos no Parque, tempo em que ganhou-se a confiança das crianças e com o tempo também de muitas mães, que passaram a frequentar o Parque para saber o motivo da mudança de comportamento de seus filhos e o retorno de muitos deles aos seus lares. Por conta disso, foi desenvolvido também um trabalho especial com as mesmas, através de palestras e orientações sobre educação de filhos, cuidados com as drogas, sexualidade, higiene e saúde, além de apoio psicológico e espiritual.

Passados mais de dois anos embaixo das árvores no mencionado Parque e devido a falta de estrutura e outras dificuldades, resolveu-se desenvolver o trabalho social em outros lugares, tais como: dependências da Primeira Igreja Batista de Fortaleza, um galpão próximo a Comunidade, uma casa próxima à Dom Luiz e depois na sede atual.

Em 2005, após muitas lutas e com muitas dificuldades, conseguimos um grande progresso com a transformação do Projeto em ONG (Organização Não Governamental), e com a ampliação de nossa missão e objetivos que ficaram mais amplos e solidificados.

No momento, a Associação assiste cerca de 90 famílias e contamos com o trabalho voluntário de mais de 40 pessoas. O sustento dessa obra social, deve-se, principalmente, à Primeira Igreja Batista de Fortaleza, a Campanha “Sua Nota Vale Dinheiro” e a alguns amigos e parceiros que apoiam e acreditam que esse trabalho tem, ao longo de todos esses anos, restaurado e transformado muitas vidas.